CASA E JARDIM

COMO CONSERVAR UM BONSAI DENTRO DE CASA




Não há plantas de interior, mas condições de interior que permitem o cultivo das plantas.
Os Bonsai não constituem uma exceção a esta regra. Como já vimos, sempre que for possível, os Bonsai devem ser colocados adequadamente no exterior.
Isso não quer dizer que não possam viver, inclusive durante longas temporadas, no interior das casas.
No entanto, dentro de casa não é costume haver as condições adequadas para o desenvolvimento de uma árvore: falta luz e a umidade, o que limita a vida dos Bonsai.
A adaptação de um Bonsai ao interior de uma casa depende do fato do lugar reunir estas condições de luz e umidade:

Luz:
O lugar ideal para pôr um Bonsai em casa é sempre muito perto de uma janela grande e bem iluminada (sem cortinas). A distância máxima da janela deve ser de um metro e meio aproximadamente.

Umidade:
O ambiente das casas é geralmente seco demais para o bom desenvolvimento das árvores. o melhor lugar para ter os Bonsai dentro de casa deve ser uma sala fresca, e devemos colocar os Bonsai longe dos caloríficos, lareiras ou eletrodomésticos que emitam calor, como a parelho de televisã




COMO ORGANIZAR SEU GUARDA ROUPA - PASSO A PASSO



Saber onde está determinada peça de roupa no armário é mérito dos que têm organização. Por isso, o primeiro passo para não se ver em meio a bagunça e acúmulo de coisas é desfazer-se do que não é mais utilizado. Decida se fará doação ou descarte. Roupas acumuladas sem uso só farão volume no armário, o que dificulta a organização. Você ainda pode aproveitar a ocasião para customizar as peças.
As personal organizers Maria Bernadete Tancredi Mininel e Cristina Maria Tancredi da Fonseca dão dicas para selecionar os itens que você deve abrir mão. "Separe três sacolas, uma com as coisas que você realmente vai se desfazer, outra com as roupas que vai doar, e a terceira com as que não decidiu ainda e está pensando no destino que dará para elas", sugere Maria Bernadete.
A escolha do cabide também deve ser feita com cuidado por quem está organizando o guarda-roupa. "Um cabide de madeira, por exemplo, ocupa lugar de dois cabides cromados", aponta Cristina. A utilização de cabides coloridos para pendurar as roupas pode causar desconforto visual, por isso, as profissionais recomendam uma padronização. "Se as roupas já são coloridas, vai causar poluição visual se os cabides forem coloridos também".
A terceira dica é guardar uma peça por cabide para que não amasse e seja fácil de encontrá-la no armário.
As profissionais recomendam ser necessário observar a altura do gancho do cabide e a do calceiro, para que não corra o risco de as peças de roupas amassarem. Além de pendurar peças de roupas, alguns cabides têm a finalidade de abrigar colares, pulseiras e cintos




HORTA COM VASOS DE GARRAFA "PET"


Quem nunca transformou uma embalagem usada em vasinho? Em muitos quintais brasileiros, a prática é uma maneira de aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo (que acabariam no lixo) para montar uma horta ou um jardim. “Buscar alternativas para a reutilização das garrafas plásticas é um esforço da sociedade que constato em minhas andanças pelo país”, diz o designer Marcelo Rosenbaum, de São Paulo. Ele se apropriou dessa sabedoria popular ao criar esta horta vertical, na qual dezenas de embalagens PET penduradas em cabos de aço encapados receberam hortaliças e ervas como o alecrim. Recortada no centro, cada garrafa teve a base perfurada para o escoamento da água. Os cabos que seguram as peças pendem de ganchos na parte superior do muro.

Agora nem espaço, nem dinheiro são desculpas para se ter uma horta em casa. Faça a sua!