quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Por que é tão dificil... OUVIR no casamento


Se ouvir não for o fator mais importante na comunicação, com certeza estará entre os primeiros fatores. Saber ouvir, significa não falar o tempo todo. Significa pedir a Deus que lhe dê ouvidos para ouvir e um coração disposto a aceitar as palavras do seu esposo.

Para isso, é necessário ouvir com atenção as palavras dele para saber quais problemas que o atinge. Se seu marido não gosta de ouvir, ou parece não dar atenção ao que diz, ore para que Deus dê a ele ouvidos para ouvir.

Às vezes, imaginamos ter entendido o que a outra pessoa queria dizer, mas Deus ordena que não devemos responder antes de ouvir. Ouvir significa não falar enquanto o outro fala. Se seu esposo nunca ouve o que você diz, ou se ele diz que você nunca ouve o que ele diz, peça a Deus que dê a ambos o desejo de ouvir. Deus com certeza irá responder a essa oração.


A Regra de Ouro do Bom Ouvinte:
Seja receptivo ao que chega aos seus ouvidos!
Deixe seu corpo e mente soltos e abertos para o que vem.

Faça contato visual, volte seu corpo e olhos para quem lhe fala, jamais desvie o olhar!

Demonstre atenção ao que está sendo verbalizado e demonstre também sua atenção com o seu corpo: vire seu corpo na direção de quem está falando.

Você, sintonizado e sintonizando estes aspectos, percebendo os outros, melhora tanto o seu ouvir, quanto o seu dizer!

Exercite a empatia, procure entender o que o outro fala, e também como ele sente. Não interprete, não julgue, não coloque seus filtros internos em ação, nem sua experiência e nem tampouco seu conhecimento prévio.

Relaxe, e apenas ouça o que a pessoa diz.

0 comentários:

Postar um comentário