quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

As cinco linguagens do amor (Parte I) Extraído do Livro: “AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR”, de Gary Chapman




AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR


PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA UM CASAMENTO CORRETO

- Compromisso dos parceiros com Deus
- Admiração recíproca
- Atração física
- Ligação de alma
- Caráter irrepreensível

Bem vindos ao mundo real do casamento, onde fios de cabelo sempre estarão na pia e respingos brancos da pasta de dente estarão no espelho; discussões ocorrem por causa do lado de se colocar o papel higiênico: se a folha deve ser puxada por baixo ou por cima. É um mundo onde os sapatos não andam até o guarda-roupa e as gavetas não fecham sozinhas; oscasacos não gostam de cabides e pés de meia somem quando vão para a máquina de lavar. Nesse mundo, um olhar pode machucar, uma palavra pode quebrar. Pessoas que se amam podem tornar-se inimigos e o casamento um campo de batalha.

A principal falha na informação é o falso conceito de que a paixão dura para sempre, onde já foram feitos estudos, que se determinam que a paixão dura no máximo 2 anos, diferente do amor que dura a vida toda.

Apaixonar-se não é amor verdadeiro, por três razões:

1. Apaixonar-se não é um ato da vontade nem uma escolha consciente. Não importa o quanto desejemos, não conseguimos apaixonar-mos voluntariamente.

2. Apaixonar-se não é amor verdadeiro porque não implica em nenhuma participação de nossa parte. Qualquer coisa que façamos apaixonados, requererá pouca disciplina e esforço. Os longos e dispendiosos telefonemas realizados, o dinheiro gasto em viagem para ficar juntos, os presentes, todo trabalho envolvido, nada representam.

3. A pessoa apaixonada não está genuinamente interessada em incentivar o crescimento pessoal daquela por quem nutre sua paixão. Se temos algum propósito em mente ao nos apaixonarmos, é o de terminar nossa própria solidão e, talvez, assegurar essa solução através do casamento.

Quando a onda da paixão passa e voltamos ao mundo real, onde as diferenças são notórias, quantos já fizerem para is a pergunta: Por que me casei? Não combinamos em nada.

Isso significa que, por termos sido fisgados dentro da ilusão da paixão, encontramo-nos agora frente a duas opções: 1. Estamos destinados a uma vida miserável com nosso cônjuge, ou 2. Devemos nos separar e tentar novamente?

Enquanto a paixão é avassaladora, ela mascara e supera as necessidades eventualmente não supridas pelo parceiro, mas quando a paixão se estabiliza, precisamos aprender como suprir as profundas necessidades de amor do parceiro.

Mas, como fazer isso? Raramente encontramos algum casal onde ambos possuam a mesma linguagem do amor. Normalmente as pessoas utilizam diferentes linguagens para se comunicarem, gerando muita confusão e pouco entendimento.

Amanhã, primeira linguagem do amor : PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

0 comentários:

Postar um comentário