terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sábia ou inteligente? (Parte I)



Neste artigo, vamos abordar a importância da sabedoria.


Interessante observar a riqueza contida no versículo dito pelo sábio Salomão: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba.” (Pv. 14.1.)

Você já deve ter lido e relido várias vezes este texto da Palavra de Deus. Além de conhecido, comumente ele é usado para ressaltar uma das importantes qualidades femininas: a sabedoria. Não é sem motivo que esse texto está na Bíblia. Já parou para pensar nisso? O Senhor nos deu a dica, mostrou-nos como devemos agir: com sabedoria. Basta saber usá-la.

Ser sábia não é simplesmente escutar a voz de Deus em nosso coração, mas principalmente obedecê-la. É a ação que modifica as coisas. Jesus agiu em direção à Cruz, isso mudou a nossa vida. Não nos tornamos sábias somente pelo nosso observar natural, pelas nossas experiências, mas pelo conhecer que vem de Deus. A sabedoria é mais que saber agir é saber agir na hora certa de modo a promover transformação.

Quando Salomão diz que a “mulher sábia edifica a sua casa”, é exatamente isso, pois a glória da mulher está no fato de ela, com a sabedoria que vem do alto, conseguir transformar uma situação ruim em uma oportunidade para aprendizado junto a Deus. É conseguir imprimir bonança em uma situação de estresse.

Algo atrai a nossa atenção para o texto de provérbios. A palavra “edificar”, entre outros significados, quer dizer “construir”. A mulher que usa a sabedoria vai construindo o seu relacionamento. Vai dando forma ao seu lar. Assim como um pedreiro constrói uma casa, a mulher sábia vai – dia após dia – construindo, estruturando, organizando e alicerçando as colunas do seu lar. A mulher que usa a sabedoria na “construção” da sua casa age com prudência, bom senso e tantas outras virtudes que darão ‘liga’ ao seu relacionamento.

De um versículo como esse de Provérbios, podemos retirar várias lições, pois o Espírito Santo revela-nos coisas grandiosas a cada nova leitura. Por exemplo, você já observou a diferença entre as palavras “sabedoria” e “inteligência”?

No dicionário Michaelis – Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “sabedoria” quer dizer “Grande soma de conhecimento; totalidade dos conhecimentos adquiridos; aplicação inteligente dos conhecimentos”. Já a palavra “inteligência” quer dizer “faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar, entendimento”.

Por que em vez de dizer “a mulher inteligente edifica a sua casa” a Bíblia usa a expressão “a mulher sábia edifica a sua casa”? Embora ambas pareçam semelhantes, existe uma pequena e notável diferença. Podemos dizer que a sabedoria é a capacidade de usar bem a inteligência.

Você, mulher de Deus, é inteligente, pois você tem a mente de Cristo (1Co 2.16). Porém, deve saber usar essa inteligência. Aí entra a sabedoria, que é a aplicação inteligente daquilo que você já conhece. Vou lhe Dar um exemplo. Quantas vezes, com sabedoria, você poderia ter evitado que uma discussão entre você e seu cônjuge, ou entre você e seus pais, tomasse grandes proporções? Mas por imprudência acabou falando o que não devia (e até o que não queria) e magoando o seu cônjuge, OS seus pais? A mulher sábia USA de inteligência para falar, é cuidadosa com o que diz, pensa antes de tomar qualquer decisão, não se precipita.

Amanhã, segunda parte do versículo: “mas a insensata, com as próprias mãos a derruba”.

0 comentários:

Postar um comentário